Ensino Secundário sem exames nacionais obrigatórios este ano

Na reta final de mais um ano letivo, muitos alunos preparam-se, por esta altura, para enfrentar os exames nacionais. Ainda assim, desta feita, e tendo em conta a situação pandémica, nem todos os estudantes de 11º e 12º anos vão ter de realizar estas provas, para concluir o Ensino Secundário.

Na Escola Secundária de Montemor-o-Novo, revela a diretora do agrupamento, Idalina Bento (na imagem), estão-se já “a ultimar as atividades letivas”, sendo que os alunos de 9º, 11º e 12º anos terminaram as aulas no passado dia 18. Agora, adianta, está a decorrer o período de avaliação.

Quanto aos exames nacionais, Idalina Bento explica que um aluno pode terminar o Ensino Secundário, caso não queira prosseguir estudos, ao nível do Ensino Superior, sem de realizar qualquer tipo de exame, “a não ser que não tenha conseguido aprovação na disciplina”.

Mais de 60 por cento dos alunos de 11º e 12º anos, revela ainda a professora, irão submeter-se a exame.

A primeira fase de exames nacionais tem início no dia 2 de julho, com a prova de Português, terminando no dia 16, com o exame de Geografia A. A segunda fase decorre de 1 a 7 de setembro.