Alexandre Constantino conquistou terceira medalha nacional no lançamento do dado

Alexandre Constantino, jovem atleta de 21 anos, do Cork, Cortiçadas Clube do Alentejo, já ganhou três medalhas nacionais, sempre no lançamento do disco: a última, no passado dia 13.

Alexandre conquistou a terceira posição no Campeonato Nacional de Esperanças, no lançamento do disco, de dois quilos, com uma marca que passa a constituir o novo recorde pessoal e regional.

A verdade é que Alexandre Constantino só regressou aos treinos, por ter objetivo de entrar para a GNR, sendo que, numa das sessões, voltou a tentar o lançamento do dado. Depois de vários treinos, acabou por se qualificar para os campeonatos nacionais, onde viria a conquistar esta medalha de bronze. Pratica atletismo desde os nove anos, uma modalidade que, assegura, tem contribuído para o seu crescimento.

A preparação desta prova, garante, resultou “de muito trabalho”, apesar de alguns momentos de desmotivação, ainda que, a seu lado, tivesse sempre o treinador Nuno Perdigão. Alexandre revela ainda que, na semana antes da prova, sentiu muita pressão, mas, até à prova, o nervosismo foi desaparecendo.

Já o treinador, Nuno Perdigão, explica que, perante outros atletas, Alexandre Constantino, não teve oportunidade de fazer, para este campeonato, uma prova de preparação no distrito, uma vez que faltam círculos de lançamento nos estádios de atletismo de Évora.

Alexandre Constantino obteve já inúmeros recordes regionais de diferentes modalidades e escalões e representou diversas vezes a Associação de Atletismo de Évora. Constou no ranking nacional em diversas especialidades, tendo vindo a especializar-se nos lançamentos, sobretudo no disco.