Ruas de Arraiolos retratadas em livro

A Câmara Municipal de Arraiolos apresentou no passado dia 11 de junho, em cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o livro “As Ruas da Vila de Arraiolos: História, toponímia, urbanismo e património”, da autoria de Rui Miguel Lobo e com ilustrações de Zé Gandaia.

Editado pela Câmara Municipal, este livro, em dois volumes, resulta de uma longa e vasta investigação à história das ruas da vila de Arraiolos, através da qual foi possível saber a origem de cada uma das artérias urbanas da vila, os significados e simbologias dos seus topónimos antigos e atuais, o seu enquadramento na malha urbana da vila ao longo da sua existência e os seus processos evolutivos ao longo dos tempos. Através desta investigação, publica-se muita informação inédita sobre a história de Arraiolos, sendo as suas ruas e respetivos topónimos as peças de um puzzle que no seu todo se encaixam e permitem ao leitor perceber o passado desta vila centenária.

São 117 textos e o mesmo número de ilustrações, correspondentes a cada artéria urbana da vila, mais 19 textos sobre património edificado e instituições da vila com relevância histórica, arquitetónica e artística que existem em algumas das praças, largos, ruas, travessas e becos de Arraiolos.

Com um estudo balizado entre a Baixa Idade Média e os nossos dias, este livro constitui-se como um contributo fundamental para o conhecimento da história de Arraiolos, dos seus protagonistas, das suas instituições e do seu património.