Câmara de Mora promove campanha de esterilização de cães e gatos

esterilização Caes e gatos MORA
A Câmara de Mora promove, entre junho e dezembro, uma campanha solidária de esterilização de animais de companhia, abrangendo cães e gatos.

A autarquia considera que as dificuldades financeiras dos agregados familiares poderão ser um dos principais motivos para que os mesmos não considerem o controlo reprodutivo dos seus animais através da esterilização cirúrgica. Nesse sentido, esta ação surge como um auxílio para os detentores de cães e gatos, mas também com os objetivos de promover a saúde e bem-estar dos animais e o controlo desta população.

Sobre o controlo da população animal há também a referir que esta medida contribui diretamente para evitar as ninhadas indesejadas e reduzir o número de abandonos/animais errantes e a sobrepopulação dos centros de recolha, canis e/ou abrigos.

Esta campanha está limitada a dois animais, canídeos e/ou gatídeos, por agregado familiar. Os animais devem ter mais de seis meses, possuir chip, vacina antirrábica e DIAC válido, sempre que aplicável, e os seus proprietários devem estar recenseados no concelho de Mora.

Será necessário proceder à inscrição junto da Divisão de Urbanismo e Ambiente da Câmara de Mora, com os documentos devidamente preenchidos e assinados. As esterilizações serão realizadas no Centro de Recolha Oficial de Montemor-o-Novo pelo veterinário municipal, com o qual a autarquia tem estabelecido um protocolo de colaboração.

As esterilizações serão gratuitas, no entanto existe uma contrapartida. Simbolicamente, a Câmara de Mora apela à entrega mínima de 1kg de alimentos, seco ou húmido, para cães e gatos, destinados a alimentar os animais recolhidos pelo Centro de Recolha Oficial de Montemor-o-Novo.