Montemor Ladies Open: Mariam Bolkvadze e Bia Haddad Maia discutem título

Mariam Bolkvadze 12 JUNChegaram a Montemor como primeiras favoritas e comprovaram isso mesmo em court durante toda a semana. A georgiana Mariam Bolkvadze (na imagem) e a brasileira Bia Haddad Maia vão estar frente a frente este domingo, pelas 11 horas, para decidir quem será a vencedora da 18.ª edição do Montemor Ladies Open.

Nos encontros das meias-finais, Bolkvadze bateu a japonesa Mai Hontama, por um duplo 6-4, ao passo que Bia travava a excelente performance da portuguesa Francisca Jorge, derrotando a atual campeã nacional absoluta por 7-5 e 6-0.

A primeira a entrar em ação foi Bolkvadze, primeira favorita e 221.ª na hierarquia mundial. Pela frente tinha uma das jogadoras mais consistentes ao longo de toda a semana, Mai Hontama (293.ª WTA). Muito equilíbrio durante todo o encontro que apenas em pequenos detalhes se resolveu favoravelmente para Bolkvadze. Porém, notou-se algum cansaço da nipónica , acumulado ao longo de uma semana desgastante, e pagou caro isso, hoje.

Depois entraram em ação a portuguesa Francisca Jorge, 432.ª do ranking mundial, e a brasileira Bia Haddad Maia, atual detentora do título e 225.ª na hierarquia WTA (mas que já foi n.º 56 do Mundo…).

Kika surpreendeu Bia de tal forma que ficou a liderar por 3-0 e chegou mesmo a dispor de 5-2 no primeiro set. Alguns erros não forçados da jogadora paulistana mas muito mérito na forma como a vimaranense estava a jogar taticamente. Porém, no ténis tudo pode mudar num ápice, e foi o que sucedeu. Bia “acordou” e encetou uma recuperação espantosa, conseguindo 11 jogos consecutivos para fechar o encontro por 7-5 e 6-0.

Mesmo assim destaque para a excelente semana da melhor tenista portuguesa da atualidade, Francisca Jorge, que, com a sua prestação em Montemor, vai entrar no top 400 pela primeira vez na sua carreira e aos 21 anos.