Guia para Cidades Amigas dos Polinizadores no “Ambiente em FM”

JoseJanelaQuercusA Quercus lançou recentemente, a versão portuguesa do Guia para Cidades Amigas dos Polinizadores. Trata-se de uma publicação da Comissão Europeia com colaboração técnica da União Internacional para a Conservação da Natureza.

A Quercus irá também traduzir em breve um guia idêntico mas direcionado aos cidadãos. José Janela da Quercus revela que estes guias “surgem do problema do declínio das populações de polinizadores selvagens”. A existência de populações prósperas de polinizadores selvagens “é condição necessária para termos espaços verdes e ecossistemas urbanos saudáveis e resilientes. Setenta e cinco por cento das principais culturas alimentares do mundo e 85% das plantas selvagens dependem de insetos polinizadores. Além dos benefícios para a agricultura e para o ambiente, vários setores da sociedade beneficiam direta ou indiretamente com os serviços de polinizadores, como os setores como a saúde pública ou a indústria”.

Este guia contribui em particular para melhorar os habitats dos polinizadores nas áreas urbanas e nas paisagens em redor, uma vez que “podem constituir um refúgio importante para muitos polinizadores de insetos, fornecendo locais de alimentação e nidificação, bem como plantas e néctar para alimento das larvas, que podem estar menos disponíveis em terras cultivadas de forma intensiva”. José Janela explica ainda que este Guia se destina às autoridades locais, incluindo os decisores políticos e os técnicos de planeamento urbano e espaços verdes, arquitetos paisagistas, gestores de propriedades, empreiteiros, promotores imobiliários e jardineiros estão, devido às suas funções, em posição privilegiada para impulsionar a conservação dos polinizadores selvagens”.

A Quercus, em parceria com uma empresa portuguesa de sementes biológicas certificadas, vende na sua loja online pacotes de mistura de sementes selecionadas para alimentar abelhas e outros polinizadores.

A versão portuguesa do Guia para Cidades Amigas dos Polinizadores, lançado pela Quercus é o tema em destaque esta sema na no “Ambiente em FM”, para ouvir na emissão ao meio-dia e meia e às 16.30 horas.