Montemor Ladies Open: Elizabet Hamaliy a uma vitória do quadro principal

ucraniana ladies openElizabet Hamaliy, a ucraniana radicada em Portugal, começou da melhor maneira a sua participação na 18.ª edição do Montemor Ladies Open, ao defrontar e vencer na primeira ronda do qualifying a norte-americana Balen Brown, por 6-0 e 6-2. Autoritária na entrada em jogo, Hamaliy, que começou a treinar no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, foi sempre dominadora, percebeu rapidamente as lacunas no jogo da sua oponente e foi liderando as operações sem problemas. Esses vão certamente surgir hoje, uma vez que tem como adversária a chilena Barbara Gatica, primeira favorita do qualifying e 417.ª do ranking ATP.

Em estreia absoluta em provas internacionais seniores estiveram Maria João Reis Fonseca e Maria Beatriz Teixeira. A primeira, de 16 anos, viajou da Maia para Montemor e teve como “madrinha” no seu primeiro embate profissional a experiente jogadora gaulesa Mallaurie Noel. O resultado de 6-2 e 6-0 para a francesa foi o menos importante de um momento inesquecível para a jovem portuguesa. O mesmo sentiu a algarvia Maria Beatriz. Do outro lado do court teve a australiana Olivia Tjandramulia (que venceu por 6-2 e 6-1), mas deixou bons indicadores para o futuro.

Sara Lança, Matilde Morais, Debora Madile e Inês Oliveira são as portuguesas que vão discutir o acesso ao quadro principal, com Lança a superiorizar-se a Marie Brard Vidot (França), por 6-1 e 6-3, Matilde foi mais feliz que a portuense Joana Baptista, a qual venceu no super tie break por 6-3, 3-6 e 10-6, Madile triunfou ante a brasileira Mariana Galvão Borges (6-0 e 7-5), e, a fechar o dia, a aniversariante Inês Oliveira (faz hoje 18 anos) bateu Beatriz Paciletti Costa, por 6-2 e 6-3.

Bárbara Balancho e Carolina Caetano Reis perderam ambas nos duelos de estreia, com a portuense com poucos argumentos para russa Anastasia Tikhonova, que venceu por 6-1 e 6-0 enquanto Carolina se deixava superar por Ingrid Vojcinakova, da Eslováquia, que triunfou por 6-3 e 6-1.