Táxi Coletivo permite viagens a custo reduzido das aldeias para Montemor

PartilheOSeuTaxiA União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras colocou em prática, recentemente, o projeto-piloto “Táxi Coletivo”, que prevê deslocações, mais baratas, das aldeias do concelho para Montemor-o-Novo.

Com horários e trajetos definidos (para consultar na imagem abaixo), os taxistas do concelho, ao abrigo deste programa da União de Freguesias, levam as pessoas de São Geraldo, Fazendas do Cortiço, Monas, Reguengo, Ferro da Agulha, Rosenta e Cavaleiros até à cidade.

No âmbito desta pandemia, esta acaba por ser uma medida importante para as populações, defende o presidente da União de Freguesias, António Danado, ainda que lembre que o objetivo é que se possa baixar ainda mais os preços, uma vez que, por esta altura, e tendo em conta a pandemia, cada táxi só pode transportar duas pessoas de cada vez. “Uma viagem de dois euros, por exemplo, dos Cavaleiros, em que cada pessoa paga dois euros, se vierem quatro pessoas, fica a 50 cêntimos a cada, mas ainda assim é um valor muito inferior que estava previsto na própria tabela dos táxis”, explica o autarca.

Respondendo às críticas nas redes sociais, de que este projeto deveria ter sido promovido pela Câmara Municipal de Montemor, António Danado explica que o mesmo foi uma proposta do programa eleitoral da União de Freguesias. “Começámos a negociá-lo no primeiro dia a seguir à nossa eleição e conseguimos levá-lo a cabo agora”, adianta, acrescentando que a Covid-19 foi a principal responsável por atrasar o lançamento do projeto.

Quem quiser usufruir destas viagens, a preços reduzidos, deve fazer a solicitação do serviço, no dia anterior à viagem, até ao meio-dia, através do 266 070 750. Com este serviço, em que os taxistas acabam por cobram menos um euro, nas deslocações, a União de Freguesias comparticipa em três euros. O restante valor terá de ser pago pelos utentes.

As paragens do “Táxi Coletivo”, à exceção de Monas e Ferro da Agulha, são as atuais paragens de autocarros. Nestes dois locais, as pessoas devem esperar o táxi no cruzamento das Monas e no Centro Cultural do Ferro da Agulha.

Em Montemor-o-Novo, o táxi deixa os passageiros no Centro de Saúde e na praça de táxias, no Largo Calouste Gulbenkian. O ponto de encontro para o regresso é igualmente a praça de táxis, com horários estipulados entre o meio-dia e as 13 horas, consoante o local de destino.

TaxiColetivo