Hortênsia Menino visita empresas agroalimentares

01 Vis Herd Filhardeira (7)O Município de Montemor-o-Novo, no âmbito do Programa Mor + Economia – desenvolver, empreender e inovar, que assenta no contacto direto com os agentes económicos, está a realizar visitas às empresas agroalimentares, setor de grande importância na economia do concelho.

A última visita começou nas propriedades geridas por Joaquim Capoulas, a Herdade da Filhardeira e a Herdade da Defesa, localizadas em Casa Branca/Escoural, onde com um elevado respeito pelo sistema extensivo de Montado, agricultura de conservação e respeito pelos solos, além de cortiça destaca-se a produção e criação de ovinos e bovinos, bem como suínos, mas com menor expressão.

De seguida, localizada no coração da Serra de Monfurado, também na Freguesia de Escoural a presidente da câmara visitou a Herdade da Terra das Freiras, gerida por António Marques dos Santos que se dedica maioritariamente à produção e criação de ovinos, acolhendo sazonalmente varas de porcos de montanheira, além da exploração de cortiça.

Ambos os produtores escoam as suas produções através dos leilões da APORMOR – Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo.

Em ambas as visitas foi assim possível percecionar as perspetivas e dificuldades destes proprietários agropecuários que desenvolvem uma atividade empresarial de especial relevância para o concelho.