Programa Life LiveAdapt é o tema do Ambiente em FM

JoseJanelaQuercusO Programa Life LiveAdapt é um projeto no âmbito do programa LIFE da União Europeia, no qual uma equipa de entidades de Espanha, Portugal e França, que procuram e tentam encontrar, durante quatro anos (2018-2022), soluções para o combate às alterações climáticas dos modelos extensivos de produção animal, no sul da Europa.

José Janela da Quercus adianta que este projeto procura encontrar soluções para os efeitos negativos que as alterações climáticas geram no setor pecuário extensivos, com o objetivo de alcançar uma maior sustentabilidade neste setor. “O aumento da temperatura, falta de agua levam a situações de stress animal, e consequentemente a diminuição da produtividade e geração de mais custos por parte dos produtores. A falta e a baixa qualidade da água e a degradação dos prados, por causa das fortes ondas de calor e a erosão do solo que é produzida pelas chuvas torrenciais, que são cada vez mais frequentes, pioram ainda mais este cenário”.

Por outro lado, “algumas das práticas utilizadas pelos criadores de gado nos últimos anos, como o uso de antiparasitas, também terão de ser revistas e adaptadas ao novo cenário climático para poder chegar à sustentabilidade nos sistemas extensivos”..

O projeto é destinado aos criadores de gado e podem aceder a cursos relacionados com melhor práticas, neste sentido. Os técnicos deste projeto trabalham de diversas formas, explica José Janela, “nomeadamente em provas de campo, para melhorar a gestão do uso da água, a qualidade da biodiversidade de pastagens, desenvolvem-se tecnologia de informação e comunicação para gerir o gado e a tomada de decisão e identificação de boas práticas”.

O Programa Life LiveAdapt é o tema em destaque esta semana no “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão ao meio-dia e meia e às 16.30 horas.