Município de Montemor visita empresas agroalimentares do concelho

185749788_3871188629667256_9205692266471775016_nO Município de Montemor-o-Novo está a realizar visitas às empresas agroalimentares, setor de grande importância e em expansão na economia do concelho, que tem demonstrando competitividade, inovação e empreendedorismo.

Neste sentido, na passada sexta-feira, dia 7 de maio, a presidente da Câmara Municipal, Hortênsia Menino, com técnicos da autarquia, visitaram duas empresas do setor agroalimentar, certificadas no âmbito da produção biológica: a Bioveg, na freguesia do Escoural, e a Natur Bosque, na União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras. A atividade destas empresas é a agricultura, assente em práticas agrícolas sustentáveis, que possibilitam uma alimentação saudável, preservação do solo e clima relembrando que a natureza não tem limites, basta respeitá-la e ela faz o resto.

A visita iniciou-se na Bioveg, instalada na Quinta de Santa Maria há três anos atrás e onde em 3,6 hectares se produz vegetais em estufas, acompanhado da produção de ovos biológicos, em que cerca de 1050 galinhas são criadas ao ar livre, utilizando o sistema Chicken Caravan e onde a sua alimentação se baseia numa ração preparada e proveniente de agricultura biológica, complementada pelo pasto dos parques exteriores acessíveis às galinhas durante todo o dia. Também estão a dar os primeiros passos na criação de patos. A produção é praticamente toda escoada para a Área Metropolitana de Lisboa para estabelecimentos de venda de produtos biológicos.

185807532_3871189183000534_1325274008618766819_nA visita terminou nas instalações da Natur Bosque, onde foi possível conhecer a produção de cogumelos da variedade shiitake e ostra. António Ferreira explicou como se processa a produção destes cogumelos em troncos de árvore. A produção é vendida em “fresco” para restaurantes de Évora e Montemor e ainda no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo. A Natur Bosque foi criada com o objetivo de cultivar cogumelos de forma sustentável, assente nos princípios da agricultura biológica e tendo presente a alimentação saudável.

Para além da produção e comercialização de cogumelos, principal atividade da empresa, também se produzem produtos hortícolas e frutícolas de acordo com a época que vão desde batatas, alfaces, acelgas etc. Já este ano tem uma nova produção, a cebola roxa de Montemor produto que o Município está a promover, no âmbito da Estratégia Alimentar SMEA apoiando os produtores, investindo na aquisição do cebolo e distribuindo-os a todos os que se inscreveram para a sua plantação. Os ovos também constituem uma produção bastante procurada.

As duas empresas baseiam a sua produção e criação de animais, assente no bem-estar animal e na sustentabilidade ambiental, procurando assegurar a confiança dos consumidores, disseminando a estratégia alimentar SMEA, e contribuindo para que Montemor-o-Novo seja cada vez mais um território agroecológico, ativo, e sustentável.