APORMOR prepara certificação de bem-estar animal

Joaquim CapoulasA Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-O-Novo – APORMOR – está a tomar todos os procedimentos legais para obter um certificado de bem-estar animal.

Joaquim Capoulas (na foto), presidente da direção da APORMOR, refere que este deverá ser “o primeiro parque de leilões, a nível nacional a ter este certificado”. O responsável assume que “os produtores mais antigos nem deveriam precisar desta cerificação, uma vez que têm plena consciência que um animal mal tratado não produz bem”.

Joaquim Capoulas explica que é necessário “verificar se as regras estão a ser todas cumpridas, de acordo com as indicações do Governo. Depois, precisamos encontrar uma empresa que faça essa certificação e dessa forma podemos mostrar à população que os animais são bem tratados na APORMOR, ao contrário do que alguns programas de televisão tentam passar”.

A APORMOR abrange uma vasta área de produtores desde Elvas, Coruche, Castro Verde e Moura, como exemplo, muito para além da área alvo no início da sua atividade, no que diz respeito à compra e venda de gado vivo.