Hortênsia Menino: “vamos continuar a lutar pela defesa das freguesias que foram extintas”

Hortensia MeninoPS, PSD, CDS, PAN, Chega e Iniciativa Liberal chumbaram, recentemente, em Assembleia da República, o projeto do PCP para a reposição das freguesias extintas no Governo do PPD-PSD/CDS-PP, que tem vindo a ser reivindicada pelas populações e por muitos órgãos de autarquias locais, aos longos dos últimos anos.

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Montemor aprovou uma moção, prometendo honrar os compromissos assumidos para com as populações das freguesias, na defesa da sua identidade e do poder local democrático.

Hortênsia Menino, presidente da Câmara de Montemor, revela que a autarquia considera ser importante “voltar a dar voz a esta reivindicação”, recordando a posição que tem vindo a ser assumida e expressa “em centenas e centenas de moções, abaixo-assinados e petições”.

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo “valorizava esta iniciativa legislativa, que visava a possibilidade de as freguesias serem repostas ainda no processo eleitoral para as eleições autárquicas previstas para este ano civil, correspondendo, assim, à legítima aspiração dos órgãos autárquicos montemorenses, municipais e de freguesias, e das populações que se haviam oposto à anexação das freguesias”, refere a presidente.

A autarca adianta que, do ponto de vista do município, faria todo o sentido que o processo tivesse avançado, pelo que é preciso continuar a intervir na luta em defesa da reposição das freguesias extintas.

A moção foi aprovada por maioria, com os votos contra dos eleitos do PS, em reunião de Câmara Municipal, realizada no passado dia 24.