Montemor: “Património Interativo” em exposição no Centro Interpretativo do Castelo

PatrimonioVivoO Centro Interpretativo do Castelo de Montemor-o-Novo tem patente ao público a exposição temporária “Património Interativo”.

Aproveitando a campanha de digitalização 3D de peças museológicas, executado pela Global Digital Heritage, no Convento de São Domingos, em Montemor-o-Novo, o município criou um novo ciclo de exposições temporárias aliando o património histórico e cultural à tecnologia.

A exposição “Património Interativo” conta com um total de quatro peças, uma nova a cada trimestre durante um ano, sob o tema da Gruta do Escoural.

Para além da peça “real”, a exposição incorpora ainda um holograma com a reconstrução virtual da peça, assim como uma impressão 3D com uma réplica da peça para promover o toque e a acessibilidade da exposição também a invisuais.

Esta exposição surge com a premissa de direcionar o fluxo turístico, e a própria comunidade local que se dirige ao castelo, para os outros núcleos museológicos e patrimoniais do concelho. Concretamente, o Museu de Arqueologia do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo e a Gruta do Escoural.