Projeto do arquiteto Aires Mateus nomeado para prémio da União Europeia

CasaMonsarazArquiteturaEstão nomeados para o Prémio da União Europeia para Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe 2022, dezanove projetos, incluindo um de assinatura estrangeira, e dois de arquitetos portugueses construídos fora do país.

Neste âmbito, destaca-se uma casa em Monsaraz, projeto do atelier de Aires Mateus.

“É uma casa que está perfeitamente disfarçada na paisagem, uma casa absolutamente notável, com uma arquitetura inovadora e irreverente que o arquiteto Aires Mateus há alguns anos construiu muito perto de Monsaraz, muito perto do Lago Alqueva e que, é hoje, um ícone da arquitetura portuguesa contemporânea e que temos a honra de estar instalada na zona de Monsaraz”, revela José Calixto, presidente da câmara de Reguengos de Monsaraz.

“É um elemento arquitetónico que respeita toda a pujança que a natureza, a paisagem e a própria intervenção do homem junto ao lago Alqueva”, adianta ainda o autarca.

O Prémio de Arquitetura Contemporânea Mies van der Rohe é o mais importante galardão da arquitetura europeia concedido pela Fundação Mies van der Rohe,  entidade com sede em Barcelona e criada em 1983.