Município de Viana do Alentejo apoia população mais desfavorecida

BengalinhaPintoPara fazer face ao impacto da pandemia no concelho, o Município de Viana do Alentejo reforçou um conjunto de apoios sociais destinados a munícipes em situação socioeconómica precária.

A ação visa combater as desigualdades, a pobreza e a exclusão social acentuadas pelo contexto pandémico que veio agravar as condições socioeconómicas dos grupos mais vulneráveis, nomeadamente desempregados, indivíduos e/ou famílias com baixos rendimentos, beneficiários de prestações sociais, famílias com menores a cargo, idosos em situação de dependência e doentes crónicos.

O apoio prestado pelo Município de Viana destina-se a munícipes em situação de insuficiência económica, cujo rendimento mensal per capita é igual ou inferior a 100% do valor do Indexante aos Apoios Sociais (IAS), no valor de 438,81 euros.

Os apoios sociais destinam-se ao pagamento de água, saneamento e gestão de resíduos, renda para habitação e comparticipação nos custos com o gás, energia e/ou comunicações.

Deste modo, nos últimos cinco meses de 2020, o número de agregados familiares que beneficiaram desta resposta social passou de 11, em agosto, para 31, em dezembro, tendo o número de beneficiários aumentando de 26 para 75, no mesmo período, num total de apoios de perto de 12 mil euros.

Neste esforço conjunto, o Município tem contado com a parceria das entidades que compõem o Conselho Local de Ação Social do Concelho de Viana do Alentejo.