Câmara de Montemor apoia agrupamento de escolas no regresso às aulas presenciais

DSC_1919As creches, o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo de todo o país reabrem hoje, dia 15 de março, naquela que é a primeira fase do novo desconfinamento, a conta-gotas, decretado pelo Governo.

Em Montemor-o-Novo, revela o vereador na Câmara Municipal, Gil Porto (na foto), a autarquia está em articulação com o agrupamento de escolas, para garantir um regresso das crianças o mais normal possível às aulas. “Continuamos a assegurar que as crianças vão continuar a ir à escola de acolhimento e também às suas escolas e jardins de infância, que ficam a funcionar. As refeições passamos a assegurar presencialmente e a entregar algumas em take-away, para os alunos de escalão”, revela.

Quanto ao parque informático, Gil Porto revela que, agora, será necessário recolher todos os equipamentos informáticos disponibilizados aos alunos que, durante o período em que o ensino foi feito à distância, precisaram deles. “Disponibilizámos junto do agrupamento todos os computadores que temos nos jardins de infância e no primeiro ciclo, e que teremos agora um trabalho grandes, nas primeira semanas”, adianta.

O vereador lembra que “o Plano Tecnológico Digital não está a ser cumprido pelo Governo”, adiantando que, em 1550 alunos do concelho que precisam de um computador, apenas 98 o receberam.

A autarquia prepara agora também a reabertura de equipamentos municipais, como a piscina, o Centro Juvenil e a Oficina da Criança, para que os alunos do concelho possam retomar as atividades desportivas e culturais.

A partir de hoje são retomadas também as atividades, em regime presencial, de apoio à família e de enriquecimento curricular, bem como as atividades prestadas em centros de atividades de tempos livres e centros de estudo, mas apenas para as crianças e os alunos que retomam as atividades letivas.