Presidente da Câmara de Montemor-o-Novo deixa mensagem à população

Hortensia MeninoHortênsia Menino (na foto), presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, deixou uma mensagem aos munícipes, no dia 8 de março, data que celebrou o Dia do Município, Dia de S. João de Deus e Dia Internacional da Mulher.

“Uma saudação especial a todas as mulheres montemorenses e que trabalham em Montemor-o-Novo, que com o seu empenho, dedicação e trabalho contribuem, dia a dia, para o bem-estar e desenvolvimento do nosso Concelho.

Neste feriado municipal, vivido ainda em situação de pandemia, encontrámos novas formas de celebração, recorrendo aos meios digitais, mas também mantendo atos presenciais, no estrito respeito pelas normas e recomendações da Direção Geral de Saúde. Destacamos, no dia 8 de março, o habitual hastear das Bandeiras, no edifício dos Paços do Concelho e a Evocação a S. João de Deus, iniciativa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, nas ruas da Cidade. Os montemorenses lembram neste dia João Cidade, que nos deixou como legado uma obra humanista em prol dos seus semelhantes, com grande preocupação pelas injustiças. Montemor continua a ter razões para se orgulhar deste legado, que teve continuidade com a presença da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus cujo trabalho em prol dos mais desfavorecidos, continua a perpetuar a lição de vida do seu fundador.

Celebrando o Dia Internacional da Mulher, vamos durante o mês de março promover e apoiar iniciativas do Movimento Democrático de Mulheres, inseridas na programação do dia 8 de março. PorqueViver em Montemor! é sinónimo de qualidade e bem estar, vamos visitaras Freguesias e assinalar algumas intervenções da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia que resultaram de um importante trabalho conjunto, desenvolvido no sentido de dar resposta às reivindicações e necessidades da população, respostas que foram concretizadas recentemente, ainda que no quadro complexo de crise sanitária que vivemos há já um ano. No dia 11 de março vamos também celebrar o 33º aniversário de Elevação a Cidade, com o Hastear das Bandeiras e entrega de trofeus a alunos de Montemor-o-Novo, assinalando mais uma etapa do projeto Dá-te a Conhecer!

A pandemia da COVID-19 tem deixado marcas no nosso concelho. Envio um abraço solidário a todas as famílias das vítimas e a todos os que diretamente ou indiretamente têm vivido dias mais difíceis, consequência das limitações e impedimentos que o combate à pandemia trouxe. Gostaria de sublinhar contudo um aspeto importante na Vida do nosso Pais e do nosso Concelho: a Campanha de Vacinação contra a Covid-19.Em Montemor-o-Novo, foram já vacinados profissionais de saúde, Bombeiros e utentes e profissionais dos Lares, estando quase concluída a 2ª administração em todas as instituições. A Vacinação na Comunidade está também a decorrer de forma positiva, à medida que as Vacinas são entregues. A Câmara Municipal está a apoiar a Campanha de Vacinação no nosso Concelho: garantimos o transporte dos profissionais de saúde aos Lares, para o processo de vacinação; disponibilizámos o Pavilhão de Parque de Exposições e Feiras de Montemor, garantindo as melhores condições possíveis aos utentes e profissionais de saúde para, de forma segura e eficaz, desenvolverem o processo de vacinação; disponibilizamos transporte para os utentes que tenham dificuldade em se deslocar até à Cidade, em articulação com as Juntas de Freguesia.

De acordo com a informação do ACES-Alentejo Central, a Campanha está a decorrer a bom ritmo e com bons resultados. É agora importante o reforço dos lotes de vacinas para acelerar este importante processo de criação de imunidade de grupo! Fundamental é também que todos mantenhamos o cumprimento das regras de etiqueta respiratória e higiene sanitária, não descurando a proteção necessária de cada um e de todos, não esquecendo que este inimigo invisível assume diferentes formas e variantes, pelo que não podemos baixar os braços.

Com Esperança e Confiança no ultrapassar desta Crise, sublinhamos o nosso Compromisso de sempre: vamos continuar a trabalhar para assegurar o Serviço Publico e de Proximidade com todos os montemorenses e a garantir as melhores condições de desenvolvimento e de vida no nosso Concelho!”.