Segurança Social acelera pagamento de pensões com mecanismo “Pensão na Hora”

seguranca socialJá está disponível um novo serviço na Segurança Social Direta que permite pedir a pensão de velhice na hora, de forma mais simples e rápida. “Pensão na Hora” assim se chama este novo serviço, lançado pelo Governo, que permite acabar com os atrasos na atribuição das pensões,

Antes de iniciar o pedido na Segurança Social Direta poderá ver o cálculo da pensão de velhice, ficando visíveis os anos de descontos e o valor bruto estimado da pensão a receber. Após o preenchimento do requerimento online, o cidadão pode ter o pedido aprovado automaticamente, sendo-lhe atribuída uma pensão provisória num prazo máximo de 24 horas.

Para a atribuição da pensão provisória é necessário possuir idade pessoal de acesso; ter o número de anos de descontos necessários para acesso à pensão; ter carreira contributiva apenas na Segurança Social; estar abrangido pelo regime normal de reforma, não tendo carreiras especiais; ser residente em Portugal; e não ter dívidas à Segurança Social, como trabalhador independente.

Nas restantes situações, o processo entregue pela Segurança Social Direta será objeto de análise por parte dos serviços da Segurança Social com maior celeridade.

Para receber a pensão de forma mais segura, célere e cómoda o cidadão deve registar o seu IBAN na Segurança Social Direta, no menu “Perfil”, opção “Conta bancária”, para além de atualizar os seus contactos de e-mail e telefone para ser contactado de forma mais ágil pela segurança social.

Com este novo serviço digital e o processo de aprovação automático de pensões de velhice, “será possível reduzir o número de pensões sujeitas a análise manual por parte da Segurança Social, o que se traduz numa maior rapidez em todo o processo”, explica o Instituto de Segurança Social.