Reguengos de Monsaraz implementa Gabinete de Apoio aos Emigrantes

Câmara Municipal de Reguengos de MonsarazO Município de Reguengos de Monsaraz vai implementar o Gabinete de Apoio aos Emigrantes, numa iniciativa pioneira no Alentejo Central.

O objetivo deste gabinete é informar, apoiar e orientar nas diversas situações apresentadas pelos emigrantes, como refere José Calixto, presidente da câmara de Reguengos de Monsaraz. “Pensamos que é mais um instrumento ao investimento da diáspora, por isso, faz todo o sentido, no âmbito do trabalho que estamos a desenvolver na área do desenvolvimento económico, do apoio a empresas e empresários, integrar este Gabinete de Apoio ao Emigrante, nomeadamente nesta vertente de acolhimento e investimento da diáspora. Através de um protocolo a celebrar com a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas podemos ter a capacitação de um ou dois técnicos para esse tipo de trabalho de proximidade com aqueles emigrantes que possam colocar em cima da mesa a hipótese de regressar à sua terra”.

Na região Alentejo, Reguengos de Monsaraz assume-se como um dos concelhos com maior comunidade de emigrantes. “No contexto regional somos um dos concelhos com maiores comunidades de emigrantes oriundas de algumas das nossas povoações”, remata José Calixto.

Já foi aprovado o protocolo entre o Município de Reguengos de Monsaraz e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas para a criação deste gabinete.