Vila Viçosa: ferido grave em acidente em pedreira transferido de helicóptero

DSC_0030Um homem, de 56 anos, ficou ferido com gravidade após um acidente numa pedreira localizada na freguesia de Pardais, concelho de Vila Viçosa.

O acidente ocorreu por volta das 10.45 horas e para o local foram mobilizados diversos meios dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Elvas e viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Évora.

A vítima foi estabilizada no local e transportada para o quartel dos bombeiros de Vila Viçosa “uma vez que precisava de muito oxigénio para se manter estável. A solução encontrada foi oxigenar o ferido aqui no quartel enquanto se aguardava a chegada do helicóptero”, referiu-nos o comandante dos bombeiros de Vila Viçosa, Nuno Pinheiro.

DSC_0050“O homem apresentava ferimentos, sobretudo, na zona lombar. O primeiro socorro foi prestado pelos nosso operacionais no fundo da pedreira”, garantiu o comandante. Quando questionado sobre a formação que os seus homens têm para trabalhar nestas condições, Nuno Pinheiro garantiu que “todos os operacionais têm capacidades para este tipo de operações. Tendo em conta a zona de onde nos encontramos, rodeada de pedreiras, é essencial que eles sejam tenham essa preparação”.

O helicóptero que transferiu este ferido, para o hospital de São José, em Lisboa, está sediado em Loulé, uma vez que o meio de Évora se encontrava numa outra operação, relacionada com transporte de órgãos para transplante.