Agrupamento de Escolas de Montemor começou a receber computadores em dezembro

1-Escola Secundária MN, 14.03.19 (MJR) (5)A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo tinha dado conta, através de comunicado, que “dos computadores prometidos e anunciados pelo Governo, nem um chegou às escolas de Montemor, registando-se ainda falhas por todo o concelho, no que toca à cobertura de rede móvel que permita aos alunos aceder às suas aulas”.

Sobre este assunto falámos com a diretora do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, Idalina Bento, que explicou que ao abrigo do “Programa Escola Digital” e cedência de equipamentos, por parte do Governo, para que os alunos consigam acompanhar o ensino à distância, “no dia 15 de dezembro de 2020, o Agrupamento de Escolas de Montemor deu início ao processo entrega dos equipamentos recebidos ao abrigo deste programa”.

Chegaram, nessa altura, “46 Kits, compostos por mochila, hotspot e catão SIM, como computador e phones com micro, que foram entregues aos alunos do ensino secundário, que beneficiam dos escalões A e B”. Uma vez que, “nem todos os alunos manifestaram interesse neste projeto, depois de uma autorização, foi possível distribuir oito equipamentos a alunos do escalão C, que são alunos que têm dificuldades económicas, mas que por qualquer motivo, não têm a declaração da Segurança social, que os integra no escalões A ou B, quem não tem estas declarações, mediante determinadas situações e comprovativo de dificuldades financeiras pode ser integrado neste escalão C”, explica Idalina Bento.

Paralelamente a este Programa, “o Agrupamento disponibilizou 57 equipamentos, que a escola já tinha, e forneceu a alunos de escalões A e B de outros ciclos de ensino, bem como a docentes, que por qualquer motivo não tinham ainda condições para acompanhar o ensino à distância”. Estão também a ser cedidos “hardware, tais como webcam e phones com micro, aos alunos que têm computador mas não dispunham deste tipo de equipamento”.

Idalina Bento explica ainda que o Agrupamento recebeu, por parte da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, “48 Kits que, foram distribuídos por alunos de escalão A e B do 1º Ciclo do Ensino Básico, contemplando ainda 8 alunos que não beneficiam da ação social escolar”.

Relativamente à informação da Câmara que dava conta de que nenhum computador tinha chegado ao concelho de Montemor, Idalina Bento refere que pensa que “a Câmara deveria estar a referir-se aos alunos de primeiro ciclo”, porque para o secundário começaram a ser distribuídos no mês de dezembro.

Já no âmbito da escola de acolhimento, “também estão a ser disponibilizados equipamentos a todos os alunos, que a frequentam por forma a conseguirem corresponder ao ensino a distância”.

Há também “indicação de que o Governo irá enviar 48 kits para primeiro ciclo do Ensino Básico, e em breve irão chegar a este Agrupamento de Escolas”.

Idalina Bento afirma que há “consciência de que ainda não estão cobertas todas as necessidades, no entanto, reconhecemos que há um o esforço por parte de todos os envolvidos, para que se minimize o impacto do ensino à distância, sendo que o principal constrangimento prende-se com a cobertura de rede, em todo o concelho”.