Câmara de Montemor denuncia que não chegaram os computadores prometidos pelo Governo

camara montemorA Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, aprovou uma Tomada de Posição Pela Igualdade no Acesso à Educação e Pelo Cumprimento Efetivo do Programa de Transição Digital, no passado dia 10. Esta Tomada de Posição foi aprovada por maioria, com a abstenção dos vereadores do Partido Socialista.

Tendo presente que estamos num contexto de retoma das aulas à distância e se verificam enormes dificuldades e atrasos na concretização do Programa de Transição Digital. A Câmara refere que, “dos computadores prometidos e anunciados pelo Governo, nem um chegou ao concelho de Montemor-o-Novo, registando-se ainda falhas por todo o concelho, no que toca à cobertura de rede móvel que permita aos alunos aceder às suas aulas”.

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo disponibilizou ao Agrupamento de Escolas, “os equipamentos informáticos disponíveis, que, são manifestamente insuficientes perante as necessidades e, portanto, exige-se ao Governo o efetivo cumprimento do Programa de Transição Digital, garantindo que todos os alunos tenham os equipamentos e meios imprescindíveis para a concretização das suas aulas à distância”.

São ainda reivindicadas “medidas urgentes por parte do Governo para alargar a cobertura da rede móvel que, neste momento, é insuficiente em algumas áreas do concelho de Montemor-o-Novo e apelamos a que se cumpra o desígnio Constitucional que afirma a Educação Pública, Gratuita, Universal e de Qualidade. Em suma, que se garanta a igualdade de todos os alunos no acesso à Educação, com Qualidade”.