Projeto Green Cork da Quercus é o tema do “Ambiente em FM”

JoseJanelaQuercusGreen Cork é um projeto da Quercus, implementado desde 2008, que prevê a recolha de rolhas de cortiça para reciclagem. Este projeto é desenvolvido em parceria com a Corticeira Amorim, escolas, municípios, produtores de vinho, escuteiros, e outras entidades.

José Janela da Quercus explica que o principal objetivo deste projeto “passa por recolher rolhas e financiar, com esta recolha, a plantação de novas árvores”, através do projeto “Floresta Comum”. O Green Cork funciona em ciclo, “da árvore vem a cortiça, e a reciclagem dá novas usos à cortiça e permite que se plantem novas árvores, ou seja, o que vem da natureza volta à natureza”. No âmbito deste projeto  através das verbas recebidas, de cerca de mais 300 toneladas de rolhas de cortiça, já foram plantadas mais de meio milhão de árvores.

Inserido neste projeto está o  programa “Green Cork Escolas”, que conta com a participação, um pouco por todo o país, de vários níveis de ensino de escolaridade onde é envolvida toda a comunidade escolar no projeto. Ao longo do ano letivo, “são desenvolvidas atividades, e no final há prémios para as escolas que recolham mais rolhas por aluno”.

Qualquer cidadão pode também fazer a reciclagem de rolhas e pode depositá-las nos locais indicados no site greencork.pt.

O projeto Green Cork, da Quercus, é o tema em destaque esta semana, no Ambiente em FM, com José da Janela, que pode ouvir, na emissão, ao meio-dia e meia e às 16.30 horas.