Marcelo Rebelo de Sousa reeleito Presidente da República

IMG_20210124_165847Marcelo Rebelo de Sousa foi ontem reeleito Presidente da República, com 60.7% dos votos, seguido de Ana Gomes com 12.97 % dos votos e André Ventura ficou em terceiro lugar com 11,9%. A abstenção situou-se nos 60,5%.

No seu discurso, o Presidente da República afirma que continuará a ser o presidente de todos os portugueses

No concelho de Montemor-o-Novo, com as sete freguesias apuradas, Marcelo Rebelo de Sousa venceu com 54.14% dos votos, João Ferreira foi segundo com 17.77% e André Ventura o terceiro com 13.10%.

Ana Gomes teve 8.34% do votos, Marisa Matias 2.84%, Tiago Mayan Gonçalves 1.91% Vitorino Silva 1.91%

São sete os candidatos à Presidência da República: Marisa Matias, Marcelo Rebelo de Sousa, Tiago Mayan Gonçalves, André Ventura, Vitorino Silva, João Ferreira e Ana Gomes.

A Rádio Nova Antena esteve junto às urnas de voto para saber a opinião dos montemorenses sobre estas eleições em altura de confinamento.

Ana considera que as eleições deveriam ter sido adiadas porque “isto não é altura de uma pessoa sair à rua, se querem que estejamos em casa, então hoje ficávamos em casa”.

Matilde pensa que é seguro votar e que as condições de segurança estão todas asseguradas. “Acho que foram tomadas as medidas necessárias e a eleição até agora está a decorrer com toda a normalidade, cumprindo as normas da DGS”.

Cláudia relata-nos que não é seguro votar dadas as circunstâncias, mas  “a esta hora também não está muita gente, contudo as eleições deviam ter sido adiadas”.

Em Montemor estavam inscritos para votar 13.907 eleitores, mas apenas compareceram às urnas 6.476.

Relembramos que o voto antecipado teve lugar no passado domingo, dia 17 de Janeiro e na cidade de Montemor estavam inscritas para votar 338 pessoas. A nível nacional inscreveram-se 246 mil eleitores.

Esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o presidente da República em democracia, desde 1976.