As eleições presidenciais, que se realizam em plena pandemia de Covid-19 em Portugal, decorrem hoje, dia 24 de janeiro.
São sete os candidatos à Presidência da República: Marisa Matias, Marcelo Rebelo de Sousa, Tiago Mayan Gonçalves, André Ventura, Vitorino Silva, João Ferreira e Ana Gomes.
A Rádio Nova Antena esteve junto às urnas de voto para saber a opinião dos montemorenses sobre estas eleições em altura de confinamento.
Ana considera que as eleições deveriam ter sido adiadas porque “isto não é altura de uma pessoa sair à rua, se querem que estejamos em casa, então hoje ficávamos em casa”.
Matilde pensa que é seguro votar e que as condições de segurança estão todas asseguradas. “Acho que foram tomadas as medidas necessárias e a eleição até agora está a decorrer com toda a normalidade, cumprindo as normas da DGS”.
Cláudia relata-nos que não é seguro votar dadas as circunstâncias, mas “a esta hora também não está muita gente, contudo as eleições deviam ter sido adiadas”.
Relembramos que o voto antecipado teve lugar no passado domingo, dia 17 de Janeiro e na cidade de Montemor estavam inscritas para votar 338 pessoas. A nível nacional inscreveram-se 246 mil eleitores.
Esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o presidente da República em democracia, desde 1976.