Centro de Acolhimento para Sem-abrigo em Évora

sem-abrigoO plano de contingência relativo ao frio para apoiar os sem-abrigo do concelho de Évora foi atiavo, com a criação de um Centro de Acolhimento para Sem-abrigo.

Carlos pinto de Sá, presidente da câmara de Évora explica que “nós temos um plano de contingência para proteger em particular os sem-abrigo contra o frio e quando o instituto de meteorologia anuncia determinadas temperaturas durante um determinado período esse plano é ativado e pressupõe por parte do município umas instalações que ficam preparadas dia e noite para receber aqueles que queiram lá ir”. Trata-se de uma unidade da rede social que da apoio aos sem-abrigo durante um determinado período.

O Plano de Contingência para Pessoas Sem-Abrigo – Tempo Frio de Évora é ativado pela Proteção Civil Municipal sempre que existe uma situação de risco, ou seja, quando as temperaturas mínimas são inferiores a um grau, num período de dois dias.

O concelho de Évora tem cerca de 40 sem abrigo identificados. Enquanto durar o plano de Contingência para Pessoas Sem-Abrigo, estas pessoas dispõem de um espaço para ficar e de alimentação fornecida por diversas entidades que andam na rua a prestar apoio.