Munícipes de Alandroal com redução na fatura da água

fatura águaO Município de Alandroal conseguiu, pela primeira vez, reduzir o preço dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos urbanos, pelo que os munícipes, este ano, vão pagar menos na fatura da água.

O presidente da Câmara, João Grilo, garante que esta “é uma boa notícia”, ainda que a redução não seja muito significativa. Contudo, explica o autarca, “representa uma inversão”, sendo que, até então, todos os anos, o preço a pagar por estes serviços vinha sempre a aumentar.

“A nossa expectativa é que, ano após ano, se continuarmos a conseguir implementar as medidas que temos estado a colocar em prática, neste setor, ir, sucessivamente, baixando a fatura da água”, assegura o autarca.

Devido ao endividamento e ao compromisso com fundos comunitários, o município não é livre de estabelecer os preços ou reduções que entender para o serviço de águas e está obrigado a praticar os preços recomendados pela ERSAR e a ter taxas de cobertura dos serviços de, pelo menos, 90 por cento.

Estas taxas de cobertura eram muito baixas no início do mandato e graças ao investimento realizado e ao esforço de otimização dos recursos têm vindo a subir. Reflexo disso, a taxa de cobertura nos resíduos urbanos subiu para 110 por cento, o que permite compensar os munícipes com uma redução deste preço em dez por cento na tarifa fixa e entre 20 e 31 por cento na tarifa variável.

Esta redução seria ainda maior se não tivesse sido aprovada, pela Agência Portuguesa do Ambiente, para o próximo ano o aumento significativo da Taxa de Gestão de Resíduos. A redução das tarifas de resíduos urbanos permitirá compensar esse agravamento, e ainda uma redução efetiva nos custos na faturação dos clientes, nesse serviço.

Como a fatura que os munícipes recebem em casa reflete os preços dos três serviços (água, saneamento e resíduos urbanos) e os dois primeiros não se alteram, o valor global a pagar por mês sofre uma redução em relação a 2020.

A disponibilização de uma fatura eletrónica poderá também vir a permitir uma maior redução do valor a pagar, todos os meses, na fatura da água. Para isso, os interessados em receber a fatura digital terão de facultar um email ao município.