Montemorenses foram ontem às urnas para votar antecipadamente

voto antecipadoO voto antecipado teve lugar ontem em todo o território nacional. Na cidade de Montemor-o-Novo a mesa de voto esteve aberta das 8 horas às 19 horas na sede da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras. A afluência às urnas foi grande, chegando a formar-se fila perto da hora de almoço. Na União de Freguesias estavam inscritas 338 pessoas para exercer o direito ao voto antecipado.

Joaquim Galvão, suplente da mesa de voto, realça que até às 15,30 horas já tinham votado 260 pessoas das 338 inscritas para votar, considerando ser “um bom balanço, penso que as pessoas que ainda não vieram votar poderão fazê-lo até às 19 horas, mas também já temos noticias que algumas pessoas que se inscreveram vieram a saber posteriormente que estão em confinamento ou já com testes positivos de Covid e não poderão vir, mas pensamos que vamos ter cerca de 90 e tal por cento de votação”.

Tentamos perceber o porquê da tantas pessoas optarem pelo voto antecipado. Daniel pediu o voto antecipado por mobilidade, pois encontra-se deslocado do local de residência. “A minha residência habitual é em Lisboa e estou atualmente aqui, durante umas semanas por causa do confinamento e não me poderia deslocar a Lisboa”.

Também Eliana Antonito optou pelo voto antecipado porque está deslocada do local de residência. “Pedi o voto antecipado porque estou no Alentejo em teletrabalho e vou votar hoje porque no próximo dia 24 não vou estar no local de residência”.

Os portugueses começam a votar ontem, uma semana antes das presidenciais de 24 de Janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para o qual se inscreveram 246.880 eleitores a nível nacional.