Surtos de Covid-19 nas Comunidades Religiosas da Arquidiocese de Évora

MosteiroCampoMaiorA Arquidiocese de Évora fez chegar à redação da Rádio Nova Antena, uma nota de imprensa que dá conta dos surtos que, à data de hoje, 13 de janeiro, estão ativos nas comunidades religiosas.

O comunicado, para ler, na íntegra:

“O surto do vírus da covid-19 no Mosteiro da Imaculada Conceição, em Campo Maior, infetou 14 das 17 monjas concepcionistas, sendo que uma das Monjas não está atualmente no Mosteiro porque se encontra em formação em Madrid. Das 14 infetadas, apenas uma das monjas apresenta sintomas, como febre e dores no corpo, e as restantes têm sintomas ligeiros ou estão assintomáticas.

Os Párocos de Campo Maior e Capelães do Mosteiro, cónego Francisco Bento e Pe. Paulo Fonseca que habitualmente celebram Eucaristia para a comunidade religiosa, já fizeram o teste. Às 17 horas desta quarta-feira, dia 13 de janeiro, o cónego Francisco Bento testou negativo para a Covid-19 e o Pe. Paulo Fonseca testou também negativo.

Por seu turno, o surto de Covid-19 no Lar Nossa Senhora do Paço, em Barbacena, infetou pelo menos 28 pessoas, entre utentes, funcionários e religiosas.

Neste lar, da Comunidade Santa Beatriz da Silva, da congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, estão infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2 um total de 15 utentes, oito funcionários e as quatro religiosas pertencentes à instituição.

O Lar Nossa Senhora do Paço conta com um total de 25 utentes, 25 funcionários e quatro religiosas.

O Pe. António Carlos, que é capelão da Instituição e celebra habitualmente para esta comunidade religiosa, fez o teste na segunda-feira, dia 11 de janeiro. Na terça-feira, dia 12 de janeiro, ao final do dia, soube-se o resultado que foi positivo. Somando assim, infelizmente, mais um caso de infeção neste surto.

Ao Pe. António Carlos, às religiosas das duas Comunidades, aos funcionários e utentes que estão infetados, o Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Évora deseja boas e rápidas melhoras”.