DECO ajuda a compreender informação da fatura da luz

Helena GuerraMuitos consumidores têm dificuldade em compreender a informação da fatura da eletricidade, para isso a DECO, através do projeto ACT4ECO pode ajudar neste sentido.

Helena Guerra, do gabinete de projetos e Inovação da Associação para a defesa do consumidor explica que “existe um conjunto de informação obrigatória e comum a todos os comercializadores de energia como dados que identificam o cliente e contrato, consumo estimado e real, tarifa, potência contratada, dados da empresa prestadora do serviço e dados de pagamento”.

Para compreender melhor os consumos faturados e ser mais eficiente Helena Guerra deixa alguns conselhos como por exemplo: “verificar o valor faturado e comparar com meses diferentes, verificar a energia consumida e faturada, avaliar se houve circunstâncias invulgares que exigiram maior consumo de eletricidade e comparar a fatura atual com a do ano passado, no mesmo período”. A utilização de lâmpadas led, programas de lavagem de roupa e loiça mais eficientes e desligar o standby dos equipamentos, aproveitar a luz natural são alguns gestos que podem ajudar a poupar e ser mais eficiente.

A plataforma ACT4ECO da DECO, para ajudar o consumidor a entender a fatura da luz é o tema desta semana do programa da DECO, que pode ouvir, na emissão ao meio-dia e meia e às 16.30 horas.