Presidência portuguesa do Conselho da UE no “Espaço Europa”

Ana Pereira 2020A partir de amanhã, 1 de janeiro, e até dia 30 de junho, Portugal assume a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia (UE).

Esta é a quarta vez que Portugal assume este cargo, que é rotativo, numa presidência coordenada com a Alemanha e a Eslovénia, como explica Ana Pereira, do Centro Europe Direct do Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa”.

O Conselho (nome informal) é a instituição que representa os governos dos países da UE. Reúne os seus ministros ou secretários de estado para adotar legislação e coordenar políticas.

Neste semestre, Portugal vai planear e presidir às reuniões do Conselho e das suas instâncias preparatórias; e representar o Conselho nas relações com as outras instituições da UE.

Portugal sucede à Alemanha e precede a Eslovénia, países com os quais integra o trio de Presidências. Em conjunto, elaboram um programa para 18 meses, a partir do qual cada Presidência define as suas prioridades específicas. Portugal vai trabalhar por uma União Europeia mais resiliente, social, verde, digital e global.