Conselhos da Deco para não fazer gastos excessivos com subsídio de Natal

Helena GuerraA maioria dos portugueses costuma receber, por esta altura, o subsídio de Natal, que muitas vezes é utilizado para as compras de natal.

No programa desta semana da Deco, Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor aconselha “a fazer um orçamento, para esta época, onde define quanto pretende e pode gastar nas compras de natal, bem como uma lista, e o valor a gastar por presente”. Helena Guerra aconselha ainda “a fazer compras o mais cedo possível de forma a comprar por impulso e aglomerados nos centros comerciais”.

Já nas compras online é preciso também ter alguns cuidados, relativamente à proteção de dados pessoais, para não correr riscos relativamente ao cartão de crédito e débito. Para Tal, e como refere Helena Guerra, convém perceber “se o site é seguro, está identificado, fazer uma pesquisa cuidadosa de preços e nunca fazer o pagamento antes de se certificar se o website é seguro e pede apenas as informações necessárias”.

Conselhos da Associação par a defesa do consumidor, para que se faça uma boa gestão do subsídio de natal e não se exceda o orçamento familiar estão em destaque esta semana na rubrica da DECO, para ouvir na emissão ao meio dia e meia e às 16.30 horas.