Mercado Municipal de Montemor abre portas

Mercado-Municipal-1No próximo sábado, dia 5, abre o renovado Mercado Municipal de Montemor-o-Novo.

A Rede de Cidadania tem um espaço próprio, na entrada do Mercado do lado do Jardim, continuando o projeto de troca de livros e filmes  – quem tiver livros ou DVD´s pode levar os mesmos para reforçar o stock para trocas.

A Rede vai também continuar a vender os jornais, sendo a banca no Mercado, o ponto de encontro da Rede.

Depois da reunião de Julho, o grupo de trabalho sobre o Mercado, com a Rede, a Ciranda, a Associação MOR, a Minga e a Folha de Montemor, previu uma série de actividades para o Mercado – mas não se puderam iniciar nenhuma devido às restrições COVID.

A reabilitação do Mercado teve um custo acima de 700 mil euros, um investimento de cerca de 375 mil euros, no âmbito do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano).

Esta reabilitação profunda do edifício, permite que este passe a dispor de condições privilegiadas para satisfazer as funções associadas a um mercado tradicional e também aptidão para se transformar num espaço polivalente e multifuncional assegurando condições para a organização de eventos sejam eles de índole cultural, comercial recreativa ou social.

Também no âmbito do PEDU, foi concretizada a empreitada de remodelação da envolvente do Mercado Municipal e do troço sudeste da Rua Comandante Fragoso, intervenção que reabilitou e modernizou os espaços exteriores, nomeadamente a nível de pavimentos, equipamento, mobiliário urbano, infraestruturas e requalificação das instalações sanitárias junto ao mercado, obra que inclui a total renovação das redes de abastecimento de água, saneamento, distribuição de energia elétrica, iluminação pública e telecomunicações, com a respetiva substituição das atuais redes aéreas por redes subterrâneas.

Em tempo de pandemia, é de notar que a entrada no espaço está sujeita à lotação máxima de acordo com as normas da DGS.