Workshop sobre colheita da azeitona no dia 2 em Estremoz

workshop-resultado_2020O workshop “Momento ótimo para a colheita da azeitona”, com Francisco Mondragão Rodrigues e Elsa Lopes, vai decorrer na próxima quarta-feira, dia 2, na Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Estremoz.

Este encontro técnico, a partir das 10 horas, tem o programa seguinte: processo de maturação da azeitona; amostragem da azeitona para determinação do teor de gordura; cálculo do índice de maturação; e determinação do momento ótimo para a colheita da azeitona. Para as 12.30 horas, está marcada uma atividade de campo, com demonstração de colheita de amostra de azeitona em olival da região.

Esta atividade está inserida no projeto Alentejo 2020, em que o Instituto Politécnico de Portalegre participa, e pretende transmitir aos produtores, associações de olivicultores e lagares, as técnicas e metodologias a usar para determinar o momento mais adequado de colheita da azeitona com vista à obtenção de maior quantidade de azeites de elevada qualidade.

O workshop está limitado a 20 participantes e a inscrição é gratuita mas obrigatória, através do e-mail fmondragao@ipportalegre.pt .