Presépio de Rua regressa a Monsaraz

presepio monsarazA vila medieval de Monsaraz vai ter o seu tradicional Presépio de Rua entre os dias 1 de dezembro e 6 de janeiro.

Trata-se de um presépio, com cerca de 50 figuras, em tamanho real da autoria da escultora Teresa Martins, que estarão distribuídas pelas ruas de Monsaraz, no interior da muralha medieval.

José Calixto, presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, afirma que esta iniciativa “é tradicional em Monsaraz, que decorre há 21 anos, e que, infelizmente, pelo tempo que vivemos, se adequa aos tempos de pandemia”. Este presépio, ao longo destes anos, “já foi visitado por muitos milhares de pessoas, e que repomos numa altura em que, é preciso dar alguns sinais de esperança”.

Esta assume-se como “um momento tradicional e histórico do concelho, para todos aqueles que nos visitam, e que agora vão ter que o fazer em condições diferentes, com regras contra a propagação do vírus”. No entanto, José Calixto refere que “uma vez que o presépio está exposto no exterior e de forma espaçada”, considera que é adequado para a contenção que devemos ter para circulação de pessoas”. Para o presidente é importante “manter a tradição, mas adaptada à pandemia, e com o cumprimento das normas da DGS”, diz José Calixto

Presépio com figuras em tamanho real que regressa à vila medieval de Monsaraz, durante a época natalícia. Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Monsaraz e da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.