ARCA falou sobre Arquivo e Cinema

arca e cinemaNa tarde de sábado, 21 de novembro, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, o evento transdisciplinar ARCA 20, realizou uma conferência, que inclui exibição de filmes/vídeos, sobre o tema “FALAR SOBRE ARQUIVO E CINEMA”.

Falar sobre Arquivo e Cinema apresentou um painel com três propostas de  visualização e articulação de conceitos e formas de tratar o arquivo, tendo como convidadas Joana Sofio (MORfilme), Raquel Schefer e Tânia Dinis.

A ideia de constituir um arquivo da imagem e do som, no Município de Montemor-o-Novo é um dos fundamentos da atividade do Cineclube & Filmoteca Municipal de Montemor-o-Novo, deste modo, Joana Sofio apresentou os resultados da recolha em curso do MORfilme, com a exibição de filmes de origem institucional e familiar, relacionando-os com a memória do Concelho de Montemor-o-Novo.

Raquel Schefer, investigadora e cineasta, com um percurso bastante interessante no que corresponde ao arquivo e ao cinema, abordou os processos de circulação de arquivos na prática artística a partir da maneira em que se opõem ao princípio de regulação e à lógica de domiciliação do arquivo enquanto categoria geral.

Tânia Dinis revelou a importância do arquivo familiar, a sua relação com a memória coletiva e as diversas interpretações singulares e individuais possíveis da mesma narrativa.