Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

eliminacao-da-violencia_cO Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres assinala-se hoje 25 de Novembro, com o Núcleo de Évora do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) a participar num cordão humano que se realiza às 16 horas entre o IEFP e o templo romano.

Teresa Neves, membro do MDM de Portalegre salienta a importância de assinalar este dia, numa iniciativa conjunta dos núcleos de Évora, Montemor-o-Novo, Portalegre e Beja.

Todas as evidências apontam para o aumento da violência contra as mulheres, incluindo a violação, exploração sexual, prostituição, tráfico humano e também a violência doméstica (recorde-se que em 2019 foram assassinadas 30 mulheres). É também sabido que a atual crise epidémica tem tido consequências terríveis na vida das mulheres, nomeadamente a nível laboral, como é visível no aumento do desemprego e na diminuição do rendimento.

São estas as razões que nos levaram a tomar a decisão de assinalar este dia nas ruas, ainda que de forma simbólica, cumprindo todas as recomendações da DGS. Porque é urgente sensibilizar as populações para a necessidade de combater todas as formas de violência, seja ela física, psicológica, sexual ou financeira, ocorra ela em contexto doméstico ou laboral.