Candidaturas a apoio a medicamentos em Viana do Alentejo

medicamentos viana do alentejoO Município de Viana do Alentejo, no âmbito do Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento recebeu, durante o mês de setembro, candidaturas para apoio na compra de medicamentos, que resulta num apoio a 11 agregados familiares, perfazendo um total de 27 pessoas, num investimento de cerca de 2700 euros.

Este apoio, que resulta do protocolo estabelecido entre o Município de Viana e a Associação Dignitude, visa apoiar munícipes em situação de insuficiência económica, através da comparticipação de medicamentos sujeitos a receita médica do Sistema Nacional de Saúde e prescritos por médico registado na Ordem dos Médicos. Por esta via, os beneficiários do Cartão Abem verão os custos com medicação comparticipada sair do seu orçamento familiar, sendo os custos suportados pelo Município de Viana (100 euros por beneficiário) e pela Associação Dignitude (o restante).

Neste momento, todo o processo de análise das candidaturas encontra-se concluído e o Município aguarda apenas a emissão dos Cartões Abem por parte da Associação Dignitude para que os possa entregar aos beneficiários que irão beneficiar deste apoio. Finda a data de validade do cartão é sempre possível o requerente solicitar a sua renovação. Este apoio insere-se no Fundo de Emergência Municipal aprovado em abril, com apoios às famílias, empresas, IPSS e ao movimento associativo.