Missas nos concelhos de risco vão celebrar-se ao sábado

ArcebispoEvoraD. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora, emitiu esta terça-feira, uma nota à comunidade pastoral dando conta da decisão da Arquidiocese de aconselhar a celebração das Eucaristias Vespertinas Dominicais, nas manhãs dos sábados, 14 e 21 de Novembro, podendo os fiéis cumprir assim as normativas do Estado de Emergência em que se encontram alguns municípios abrangidos pela Diocese de Évora, nomeadamente Benavente, Alcácer do Sal, Borba, Estremoz, Redondo, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.

Deste modo, o Arcebispo de Évora recomenda que “deve ser suspensa nos concelhos abrangidos toda a atividade pastoral na tarde de sábado e Domingo”, “atendendo à necessidade de proporcionar aos cristãos a possibilidade de participação na Eucaristia Dominical e tendo presente a comunicação do secretariado permanente da CEP, cada Pároco deverá, se possível e pastoralmente aconselhado, celebrar, a título excecional e enquanto a situação se mantiver, as Eucaristias Vespertinas Dominicais nas manhãs de Sábado”.

Esta situação, refere D. Francisco Senra Coelho, “requer de todos nós um sentido de responsabilidade”, apelando a que todos cumpram as indicações do Governo e da Direcção Geral de Saúde, em torno da pandemia da Covid-19.