Vocalista dos Metallica dá nome a víbora descoberta por investigadores portugueses

JoseJanelaQuercusUm grupo de investigadores da Universidade do Porto identificou, recentemente, uma nova espécie de víbora, a quem atribuiu o nome de James Hetfield, o vocalista e guitarrista dos Metallica.

Na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, José Janela, da Quercus, explica que a nova espécie de víbora é originária da base de um vulcão da ilha do Bioco, na Guiné Equatorial, sendo já a 18ª espécie conhecida do mesmo género.

A serpente venenosa Atheris hetfieldi tem cerca de 50 centímetros, cabeça triangular, enormes olhos posicionados lateralmente e escamas espinhosas. Esta nova espécie de víbora foi batizada em homenagem a James Hetfield, sobretudo como forma de chamar a atenção para a importância do estudo e caracterização da biodiversidade.

O réptil foi descrito na Guiné Equatorial por uma equipa de investigadores liderada pela Universidade do Porto, nomeadamente Luís Ceríaco, Curador-Chefe do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP), Mariana Marques, colaboradora externa do MHNC-UP e estudante de doutoramento do CIBIO-InBIO, e Aaron Bauer, professor da universidade americana Villanova University.