Recolher obrigatório nos concelhos de alto risco a partir desta segunda-feira

AntonioCostaO Governo decidiu decretar o recolher obrigatório, nos 121 concelhos de maior risco, durante o estado de emergência que se inicia amanhã, dia 9 de novembro.

A medida terá uma maior abrangência aos fins de semana, tendo em conta que se vai aplicar entre as 13 e as 5 horas, para conter o contágio familiar. De segunda a sexta-feira, o recolher obrigatório será aplicado entre as 23 e as 5 horas.

Nos 121 concelhos, só são permitidas saídas de casa para trabalhar, para regressar a casa vindo do trabalho ou em caso de urgência devidamente justificada.

Durante estes horários, o comércio estará fechado: tanto à noite, durante a semana, como, sobretudo, durante a tarde aos fins de semana.

António Costa reconhece que é uma medida dura para o comércio e para o setor da restauração, em particular, mas necessária para controlar a propagação do vírus.

Esta nova medida, aprovada pelo Conselho de Ministros, surge depois de ontem terem sido registados mais de seis mil novos casos de Covid-19 em 24 horas, para além das mais de 2.400 pessoas internadas.

António Costa lembra ainda que os profissionais de saúde têm feito tudo o que está ao seu alcance para ajudar aqueles que precisam de tratamento, pelo que os portugueses têm de fazer também tudo para os auxiliar nesta luta.

Decisivo na aplicação destas novas medidas foi o facto de a grande maioria de contágios se dar em contexto familiar. De acordo com o Governo, 68% das mais recentes infeções deram-se por transmissão de um familiar ou coabitante.