Atirar beatas para o chão dá multa

beatasAtirar beatas para o chão passou a ser crime no passado mês de Setembro, com os estabelecimentos comerciais a serem obrigado a colocar cinzeiros à disposição dos clientes, sob pena de serem autuados.

A União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, em Montemor-o-Novo, já disponibiliza cinzeiros à população há algum tempo, com o objetivo de conseguir uma cidade mais limpa, como refere António Danado, presidente da União de Freguesias.

Este reforça que apesar de não ser uma obrigação da Junta, esta fez uma aquisição de mais de 1000 euros em cinzeiros para colocar à disposição dos estabelecimentos que ainda não têm e solicitaram a ajuda da Junta na aquisição do mesmo.

As multas para cafés, restaurantes, espaços onde decorrem atividades lúdicas e todos os espaços onde é proibido fumar, como estabelecimentos de ensino superior, alojamentos locais ou hotéis,  que não disponibilizem cinzeiros começam nos 250 euros, podendo chegar aos 1500 euros.

Até mesmo nas esplanadas onde é proibido fumar, passa a ser obrigatório ter um cinzeiro.

A ASAE, as forças de segurança e as câmaras municipais são as responsáveis pela fiscalização do cumprimento das normas previstas na lei.