Novas regras para inspeção automóvel em vigor

inspeçãoA partir de hoje domingo, dia 1 de novembro entram em vigor as novas regras para a inspeção automóvel.

Estas novas regras incluem a norma que obriga os carros a estar limpos para permitir a realização de todas as observações e verificações exigidas.

No texto publicado em julho pelo Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres (IMT) no Diário da República pode ler-se que agora “falta de asseio ou conservação de elementos no interior ou exterior” é considerada uma deficiência de tipo 2, que dá direito a chumbo.

O mesmo texto dá conta ainda que “sempre que as condições de limpeza prejudiquem as observações durante a inspeção, o veículo deve ser reprovado e o inspetor deve descrever na ficha de inspeção a não-realização dos ensaios e verificações correspondentes à inspeção por não existirem condições de limpeza”.

No âmbito das emissões de gases os veículos a diesel que ainda possuem o software de origem, que falseia os dados da poluição, são chumbados pelos inspetores.

Este novo quadro normativo pretende que sejam enquadradas “as inovações tecnológicas desenvolvidas pela indústria automóvel e a inerente necessidade de atualização dos métodos e procedimentos de inspeção aplicáveis”.