Hoje é dia de Todos os Santos

todos-os-santos-e-santasHoje é dia 1 de Novembro, dia de Todos os Santos. Por norma, e por se tratar de um dia feriado, é a data escolhida pela maioria das pessoas para se deslocarem ao cemitério e recordarem os entes queridos que já partiram.

Este ano, devido à Covid-19, quer a entrada nos cemitérios, quer a deslocação entre concelhos estão bastante limitadas. Nesse sentido, muitas das pessoas optaram por fazer esta deslocação alguns dias antes.

Limpar as campas, colocar flores novas e estar junto dos que já partiram são rituais praticados por estes dias.

José Conceição tem por hábito deslocar-se ao cemitério com alguma regularidade, seja para deixar flores ou acender uma vela: “são dias bastante complicados. Recordar as pessoas queridas que partiram e por quem tínhamos tanto amor custa”.

Isabel garante que se desloca ao cemitério todas as semanas, desde a morte do seu pai: “eu venho praticamente todas as semanas. Primeiro faleceu o meu pai, depois a minha mãe e agora, mais recentemente, o meu marido por isso venho sempre. Não podemos esquecer que o Dia de Finados é no dia 2 sú que como dia 1 é feriado é quando as pessoas costumam vir”.

Para Ângela e Ruben esta data tem muito simbolismo. “No dia 1, passamos aqui o dia todo. Junto dos nossos familiares que já partimos. Este ano, para evitar o contacto com muita gente acabámos por vir mais cedo”.

Já Maria Luísa recorda-nos que desde pequena que se desloca ao Cemitério nesta altura. Depois da morte dos seus tios, com que vivia, acabou por “seguir com esta tradição. Venho, limpo as campas e trago flores com muita regularidade”.

De recordar que os cemitérios estão abertos, mas com algumas restrições, devido à pandemia Covid-19.