Delta associa-se ao Dia Mundial do Coração

rui_nabeiro1Hoje, 29 de setembro, é Dia Mundial do Coração e a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) associou-se à Delta Cafés para, através dos pacotes de açúcar, alertar a população para os sintomas de alarme para o enfarte agudo do miocárdio.

Esta campanha, segundo o presidente da APIC, o médico João Silveira, surge na perspetiva de que a redução do número de mortes, provocadas por enfarte, é da responsabilidade, não só dos profissionais de saúde, como de uma população informada, ou não fosse esta uma patologia que pode ser evitada.

“Estamos a falar de uma patologia que, para além de poder ser evitada, pode ser tratada no mais curto espaço de tempo possível e termos pessoas com uma recuperação mais rápida”, adianta.

“Alertar os doentes para reconhecer os sintomas do enfarte agudo do miocárdio e, depois de reconhecer os sintomas, entrar naquilo a via verde coronária” é o principal objetivo desta campanha, esclarece ainda o especialista.

Como explica João Silveira, o enfarte agudo do miocárdio ocorre quando uma das artérias do coração fica obstruída, fazendo com que parte do músculo cardíaco fique em sofrimento por falta de oxigénio e de nutrientes.

Dor no peito, suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade são sintomas de alarme para o enfarte agudo do miocárdio, pelo que os mesmos não devem ser ignorados. O doente deverá ligar, rapidamente, 112 e seguir as instruções que lhe forem dadas.

Para prevenir o enfarte é importante adotar um estilo de vida saudável: não fumar, reduzir o colesterol, controlar a tensão arterial e a diabetes, fazer uma alimentação saudável, praticar exercício físico, vigiar o peso e evitar o stress.

“Faz parte do nosso compromisso social ajudar na divulgação e promoção de campanhas que permitam melhorar a vida dos portugueses, pelo que acreditamos que esta parceria é mais um passo nesse sentido” explica o comendador Rui Nabeiro, num comunicado enviado à nossa redação.