Conselho Municipal de Segurança de Montemor-o-Novo

Reun. Cons. Mun. Segurança (5)Conselho Municipal de Segurança de Montemor-o-Novo reuniu presencialmente no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria.

Os representantes reunidos, da Assembleia Municipal, das Juntas de Freguesia do concelho, do Destacamento Territorial da GNR de Montemor-o-Novo, dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, da CERCIMOR, em representação das Associações de Solidariedade Social do Concelho, da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo e da Liga dos Pequenos e Médios Agricultores, analisaram a situação atual do Concelho e debateram a implementação de medidas para garantia da Segurança dos munícipes.

Entre os assuntos falados, destacar a situação de Contingência, declarada pela Resolução do Conselho de Ministros nº 70-A/2020, de 11 de setembro, em vigor até às 23:59 do dia 30 de setembro de 2020, na sequência da situação epidemiológica da COVID-19. Sobre este assunto, foram discutidas, entre outras, as medidas implementadas para garante do estabelecido ao nível de horários de funcionamento dos estabelecimentos e de apoio a munícipes em situação de isolamento profilático, realçando-se a articulação e proximidade entre as instituições na procura das melhores soluções, no quadro de gestão do risco associado à COVID-19.

Foram ainda apreciadas e discutidas as ocorrências registadas ao nível da segurança rodoviária, violência domestica e atentados contra o património, reforçando-se a necessidade de denuncia das situações anómalas e de policiamento e patrulhamento, particularmente nas freguesias rurais. O Conselho Municipal foi novamente informado que a Câmara Municipal continua a aguardar resposta ao pedido de Audiência com o Ministério da Administração Interna, enviado em Setembro de 2019.

Por ultimo, foram abordadas questões relativas ao inicio do ano letivo, registando-se até ao momento normalidade nas entradas e saídas de alunos, sendo fundamental o permanente apelo para que todos, individualmente, assumam as medidas de proteção e higiene sanitária recomendadas pela Direção Geral de Saúde, para que o ano letivo continue a decorrer com sucesso.

A Câmara Municipal mantem a permanente e estreita parceria com todas as entidades do Concelho, identificando os problemas e preocupações dos montemorenses, tomando as medidas necessárias para a denúncia de situações que possam afetar a população bem como de promoção de ações que garantam a Segurança e a Qualidade de Vida no Concelho de Montemor-o-Novo.