Comissão Europeia tem inscrições abertas para concurso “Jovens Tradutores”

Ana Pereira 2020A Comissão Europeia tem abertas as inscrições para o seu concurso anual de tradução para estudantes do ensino secundário de toda a Europa.

As escolas de todos os países da União Europeia poderão inscrever-se em linha, para que os seus alunos possam competir com colegas de outros países.

Só os alunos nascidos no ano de 2003 podem participar neste concurso, desta feita, explica Ana Pereira, do Gabinete Europe Direct do Alto Alentejo, na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, adiantando ainda que no mesmo dia – 26 de novembro – e à mesma hora, os estudantes fazem a tradução de um texto para uma das 24 línguas da União Europeia à sua escolha.

Este ano, os adolescentes participantes no concurso “Jovens Tradutores” terão de traduzir um texto sobre o tema “Enfrentar tempos difíceis — juntos somos mais fortes”.

O prazo para a inscrição das escolas — a primeira de duas fases — decorre até 20 de outubro, ao meio-dia. Os professores podem preencher o formulário de inscrição em qualquer uma das 24 línguas oficiais da UE.

Posteriormente, a Comissão convidará um total de 705 escolas para a fase seguinte. O número de escolas participantes de cada país será igual ao número de deputados que o país tiver no Parlamento Europeu e a seleção será feita aleatoriamente por computador.

As escolas selecionadas devem convidar dois a cinco alunos para participar. Os alunos podem ser de qualquer nacionalidade, mas deverão ter nascido em 2003.

Os vencedores — um por país — serão anunciados no início de fevereiro de 2021. Se as condições o permitirem, receberão os prémios na primavera de 2021, numa cerimónia em Bruxelas, onde terão também a oportunidade de conhecer tradutores profissionais da Comissão e de se informarem melhor sobre o trabalho dos linguistas.