Carlos Pinto de Sá visita obra do percurso pedonal e ciclável

ligacao pedonal evoraO Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, visitou os trabalhos de construção do percurso pedonal e ciclável que passa a ligar os bairros da zona norte da cidade ao centro histórico pela Porta de Aviz.

Com uma extensão aproximada de dois quilómetros, entre as Portas de Avis – Estrada Penedo do Ouro – Estrada da Chainha – Rua José Santos Luz (Escola Básica Galopim de Carvalho), esta nova via tem vindo, gradualmente, e apesar de ainda em obra, a conquistar os cidadãos para o seu usufruto, pois passou a constituir um verdadeiro convite à prática do exercício da caminhada, ou ao uso de meios de transporte alternativos, não motorizados e “amigos do ambiente”.

Esta nova via, que terá ainda mais mobiliário urbano, pontos de água e árvores, que serão plantadas na devida época, permite a introdução e promoção das deslocações em modos suaves, nomeadamente cicláveis e pedonais, possibilitando a opção por alternativas seguras e confortáveis aos cidadãos que doravante utilizem esta via nas suas deslocações.

O edil eborense mostrou-se satisfeito com o ponto de situação da obra e com a enorme adesão que a população tem demonstrado. Referiu Carlos Pinto de Sá que “são dois quilómetros de um traçado que é um convite às boas práticas ambientais e que ao ligar ao já existente na Estrada de Arraiolos, acaba por totalizar a extensão de cerca de três mil metros. Por ouro lado, destaco a possibilidade de se poder fazer o acesso ao centro Histórico a partir desta zona da cidade, a pé, em pouco mais de 15 minutos”.

Em termos técnicos, esta Via de Ligação Pedonal e Ciclável está dotada de um revestimento Ralvasport vermelho óxido de ferro, indicado para pavimentos pedonais e cicláveis, cuja utilização permite um pavimento colorido de reconhecida qualidade e grande resultado estético, para além de ser um pavimento drenante que permite uma rápida infiltração da água das chuvas. As guias em betão formalizam o limite da via, sem, contudo, se constituírem como obstáculos, uma vez que se apresentam de nível.