Campanha “Rede Solidária de Produção de Máscaras” em Viana do Alentejo

mascaras vianaDurante o mês de julho, no âmbito da Campanha “Rede Solidária de Produção de Máscaras”, encontra-se a decorrer a 2ª fase de entrega de máscaras cujo o público- alvo são desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI),mantendo-se o critério de apoiar munícipes com baixos rendimentos. Está igualmente prevista a entrega de máscaras a Instituições Particulares de Solidariedade Social e a Associações de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Viana do Alentejo.

De recordar que o Município de Viana do Alentejo iniciou em maio a 1ª fase de entrega de máscaras cirúrgicas a munícipes portadores do Cartão Social do Reformado, Pensionista e Idoso, bem como a doentes do serviço ambulatório (doentes transportados pelos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo e pela Delegação de Alcáçovas da Cruz Vermelha Portuguesa), abrangendo desta forma grupos maior risco e pessoas com rendimentos mais baixos dando resposta às necessidades decorrentes da pandemia COVID-19.

Esta campanha solidária e conjunta, na qual todos podem  participar, insere-se na estratégia traçada pelo Município e está de acordo com as medidas que tem vindo a adotar de forma a prevenir o contágio e a propagação do novo coronavírus no concelho, de acordo com a Direção-Geral de Saúde. Ao Município coube a tarefa de adquirir os materiais e coordenar a iniciativa que registou a adesão de 41 voluntárias que confecionaram as máscaras, na 1ª fase. Atualmente, a Campanha continua com a produção de mais 5000 máscaras com a participação de 21 voluntárias.